Perdas Técnicas

Introdução

As perdas técnicas na distribuição de energia ocorrem nos processos de transporte, de transformação de tensão, nos equipamentos e nas medições devido às características físicas dos diversos componentes presentes na infraestrutura do sistema elétrico.

A redução dessas perdas aumenta a disponibilidade de energia para comercialização e melhora a qualidade do produto oferecido aos consumidores. Porém, nos sistemas de distribuição essas perdas não são devidamente minimizadas, tanto pela complexidade dos processos de otimização, como pelo baixo retorno financeiro dos procedimentos usualmente empregados. Além disso, os valores de perdas técnicas não são passíveis de medição direta precisa em virtude de fatores como o caráter aleatório das cargas, o contínuo processo de expansão e operação e da complexidade topológica da rede. As perdas técnicas, bem como os processos de engenharia envolvidos na sua redução, são tipicamente calculados por métodos numéricos que demandam tempo e esforço computacional proporcional à complexidade do sistema.

Para a redução de perdas técnicas alguns métodos podem ser elencados, como a reconfiguração da rede, redução de fator de potência com uso de capacitores, equilíbrio de cargas, investimento na construção de novas redes, correta manutenção, melhoria dos equipamentos e dos processos de distribuição de energia.

No Brasil as perdas técnicas são responsáveis anualmente por cerca de 60 TWh ou seja, cerca de 11% da energia total. As perdas anuais relativas à média tensão, classe 25kV, correspondem a cerca de 15 TWh, ou cerca de 3% da energia total gerada.

Redução de Perdas Técnicas - Pxyon

Nós da Pxyon desenvolvemos um conjunto de tecnologias inéditas que realizam uma detalhada análise da rede de distribuição de média tensão e indicam alterações de reconfiguração de rede, inclusão de novos equipamentos de seccionamento e trocas de cabos.

Nossas tecnologias são baseadas em algoritmos de otimização multiobjetivo, utilizando diversas heurísticas modernas e processamento paralelo massivo (cloud computing), incluindo análises financeiras detalhadas e ajustadas aos padrões regulatórios brasileiros.

Para produzir as melhorias na rede de MT, a solução faz uma análise detalhada da rede de distribuição e produz relatórios técnicos com intervenções e seus respectivos resultados para três cenários, sendo eles:

Vantagens

O uso de nossa tecnologia apresenta várias vantagens, sendo as principais: