Otimização de demanda em Transformadores de Subestações

Introdução

Os transformadores de subestações (SEs) são ativos importantes e caros das companhias de distribuição de energia elétrica, sendo responsáveis por transformar a tensão das linhas de transmissão nas tensões de distribuição urbanas, chamadas de media tensão, responsáveis por levar a energia aos transformadores de distribuição, que atendem a grande maioria dos consumidores.

Esses transformadores de subestações são pecas centrais no fornecimento de energia, sendo objeto de constante atenção e cuidados de manutenção. São eles os principais limitadores da energia que pode ser entregue em uma cidade ou grande conjunto de consumidores.

Por terem valores elevados e exigirem instalações especificamente projetadas nas subestações, sua troca ou substituição por transformadores de maior capacidade deve ser muito bem planejada e envolve consideráveis valores financeiros.

Com as presentes dificuldades enfrentadas pelas empresas de distribuição, além dos frequentes aumentos de demanda recentemente verificados, tem sido relativamente comum encontrar transformadores de subestações com demandas acima de sua capacidade nominal, levando a diminuição de sua vida útil e aumentando os riscos de falhas no fornecimento.

Otimização de Demanda - Pxyon

Este inovador método de otimização desenvolvido pela Pxyon permite que as demandas máximas dos transformadores de subestações sejam reduzidas e otimamente distribuídas entre os transformadores presentes numa mesma ou em diferentes subestações através reconfigurações dos circuitos de média tensão, que levam à redução de perdas de demanda e melhor distribuição de cargas.

Todas as análises são feitas sobre a base de dados de rede da empresa distribuidora, que passa por etapas de consistência de informações e adequação a medições de balizamento. Depois de realizados os processos de otimização, são elaboradas etapas de projetos de modificações de posição operada de chaves, instalação de novas chaves e trocas de cabos, todas com extensiva análise financeira.

Esse processo não afeta os consumidores e cargas instaladas e agrega como benefícios indiretos a melhoria dos níveis de tensão nos circuitos e aumento nos índices de confiabilidade de fornecimento de energia.

Para as empresas de distribuição de energia isso significa adiar investimentos em infraestrutura, aumento da vida útil de ativos importantes e melhorias nos índices de qualidade de fornecimento a baixíssimo custo e com taxas expressivas de retorno.

Em estudo realizado em Campo Grande (ENERSUL) obtivemos os seguintes resultados (os dados abaixo foram obtidos por estudos internos da Pxyon e não foram confirmados pela Enersul):

Vantagens

O uso de nossa tecnologia apresenta várias vantagens, sendo as principais: